20.10.14

Anti-gravitacional


Estava num cômodo familiar, mas não sabia exatamente onde. Se era a minha casa ou não, parecia tanto fazer, só sei que a sensação era de familiaridade. O estranho é que estava suspensa, era como se pairasse. Apesar de flutuar, não me sentia leve. Uma força me fazia permanecer quase que rente ao teto, olhava para baixo, mas não conseguia falar. Na verdade, eu nem tentava falar. A comunicação acontecia, ao menos na minha percepção, pelo olhar. 

Pessoas conhecidas e próximas me olhavam lá de baixo. Nada faziam para me tirar daquele estado gravitacional invertido, mas eu não ressentia isso. Havia uma certa cumplicidade no olhar daquelas pessoas, que tampouco sei quem eram. O que sentia por elas parecia-se com o modo como o cômodo me fazia sentir: eu estava segura, confiava no lugar e nas pessoas, mas a força que me impedia de mover me dava insegurança.

O único movimento que parecia haver ali naquele momento quase claustrofóbico era o dos olhares. O das pessoas na minha direção e o meu no delas. Pelos seus olhos, via-me rente ao teto, sem conseguir me mover. Elas olhavam para mim e eu via a minha ansiedade nos olhos delas. Pelos meus olhos, percebia que estava no lugar errado, que minha posição estava errada. A sensação da posição "errada" ou de "fora do lugar" vinha do fato de que todos estavam em pé sobre o que normalmente é tido pelo chão e eu deitada, estirada no ar. Por nada conseguiria descer. Queria mexer os braços e as pernas, como se estivesse numa piscina para me impulsionar para baixo, mas de nada adiantava. Sentia como se de fato me mexesse, mas os movimentos eram tão pequenos que não conseguia sair do lugar.

O cômodo tinha um piso de taco. Tudo era marrom. Ton sur ton marrom. A cena tinha um ar de anos passados, anos que eu não vivi. Aqueles anos que imaginamos e que só podem ser vistos com um filtro de pôr-do-sol. Tinha a sensação de estar num lugar velho, num lugar que já foi.

desenho por R.Alves
Acordo. Sei que é madrugada. Me alivia estar acordada e fora daquele quarto onde não consigo me mover. No entanto, enquanto tento pegar no sono de novo, volto sempre para a mesma posição anti-gravitacional.

Pensando nesse episódio agora, ele deve ter durado só alguns segundos, mas, enquanto sonhava, parecia uma permanência.