30.8.11

Observações preliminares, Tilburg, Holanda, texto 1

Há duas semanas em terras holandesas, gostaria de fazer algumas breves observações sobre os altos habitantes das terras baixas. Observações estas que são também compartilhadas por meu companheiro de viagem, diga-se de passagem. (E talvez o meu objetivo implícito, que aqui explicito, seja eximir-me de quaisquer aparentes implicâncias, nojos ou preconceitos.)

Os holandeses são bastante simpáticos em geral, apesar de não serem educados e agradáveis como os irlandeses e os ingleses. Não têm o costume de pedir licença e muito se apressam para passar na frente da fila. A simpatia holandesa, já que fiz a comparação, diferentemente da irlandesa ou inglesa, parece-se com uma máscara de ferro. Explico o porquê disso. Parece-me que muito se orgulham do fato de usarem o inglês para se comunicar com as pessoas de fora, apesar de muitos o usarem de um modo limitado ao instrumental ou como o assustador 'Globish'. Acontece que o fato de usarem o inglês e de fazerem questão de defender que o holandês é uma língua inacessível e inútil torna-os intangíveis. A aparente falta de interesse em ensinar a língua e a cultura deles para os de fora podem traduzir-se numa alta, bem alta, torre de marfim. Não é à toa o termo cunhado por eles mesmos 'the undutchables' -- os intocáveis holandeses?

3 comentários:

  1. Dá a impressão, sim, de que os Holandeses usam a sua habilidade com o inglês como armadilha para construirem uma imagem de ´povo multiétnico, receptivo´, enquanto mantém a sua própria cultura e língua intacta. Mas a cerveja é boa, as ciclovias são demais e a Europa toda é logo ali.

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando você escreve, mesmo quando é para falar da postura levemente chata dos "undutchables". They'll probably grow on you. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Voltei aos Contos e Pontos. Que bom. Pela nossa última conversa, bem notei que havia uma vírgula na conversa. Parece que descobri: são os "undtchables". Como são duas semanas de caminhada, vamos aguardar os próximos capítulos. Estou certo de que vou continuar a me deliciar com esse texto tão seu. Besos.

    ResponderExcluir